CURIOSIDADES

Separei para vocês algumas curiosidades da Saga, da criação dos personagens, das escritas, enfim! Divirtam-se!

CURIOSIDADES

1. Você sabia que a Alta Sacerdotisa Meriadne foi inspirada em duas pessoas reais?

Pois é. Meriadne fisicamente se parece com duas pessoas que, toda vez que olho para elas, vejo a Alta Sacerdotisa da Irmandade da Luz na minha frente. Quando criei a personagem, antes mesmo de escrever Guerra Negra, eu só a via fisicamente como minha irmã, Susana Falcão!

"Onde eu fui me meter?"

Mas o olhar incrivelmente azul, contrastando com a pele muito branca e cabelos muito escuros, veio de uma outra pessoa, também real, e que todos conhecem. A atriz sumida Ana Paula Arósio...

"Faz um 21?"

Na época eu tinha uma camiseta com a foto da atriz da propaganda "Faz um 21" da Embratel. A camiseta tinha o rosto dela em preto e branco, e só seus olhos bastante azuis. Então, só imaginava que Meriadne tinha que ter aqueles olhos.

Fisicamente, assim nasceu Meriadne, a Alta Sacerdotisa da Irmandade da Luz!


2. A história nasceu numa roda de amigos em um acampamento.

Pois é. Estávamos num acampamento com um monte de amigos conversando sobre histórias interessantes, e minha prima, que já tinha ouvido falar da minha ideia para escrever alguma coisa, pediu que eu contasse. Então, comecei a narrativa, que nunca havia escrito antes, e descorri para eles a história de Keren-Hapuque. Mas a história que contei corresponde aos eventos que ainda acontecerão no Livro II - O Império da Luz. Ninguém sabia o passado de Keren e dos demais personagens. A Guerra Negra já havia acontecido. Foi quando minha prima incentivou e acabei escrevendo Império da Luz. Depois, perdi o documento numa pane no computador (nossa, que horror!). Quando resolvi voltar a escrever, decidi contar a história do princípio, então nasceu Guerra Negra.


3. O personagem Orion foi concebido durante um episódio de um BBB.

Difícil admitir... mas foi. Eu estava assistindo um dos episódios de uma das temporadas do BBB. Não faço a menor ideia de qual foi, visto que não assisto este programa, mas me lembro bem de um participante. Foi do mesmo BBB da Sabrina Sato, pois ela tinha um relacionamento com ele. O nome dele era Dhomini, alguém lembra? Ele falou de sua religião, que nem lembro direito qual era. Mas o que me chamou a atenção é que Dhomini não é seu nome de batismo, e sim um Nome Cósmico, escolhido por ele depois de muita meditação. Pois é. Isso me deu um estalo, pois eu tinha o personagem Orion já naquela época, e eu não tinha um nome para ele ainda, e essa explicação foi muito legal, pois comecei a pesquisar sobre o assunto, e aí nasceu não somente Orion, mas toda a turma Kamar: Alphas, Syrius, Aisha e Amarillys, todos com nomes cósmicos escolhidos pela Irmandade da Luz.


4. Os Rejeitados nasceram durante um filme do Silvester Stallone.

Isso mesmo. Eu nem tinha ainda a ideia do livro, e tudo começou com os Rejeitados. A ideia veio durante o filme O Demolidor, com Silvester Stallone, Sandra Bulock e Wesley Snipes. No filme, um futuro onde a cidade é perfeita, mas escondia em seus esgotos um povo que não se dobrava à liderança do prefeito. Eles inclusive assaltavam restaurantes para roubar comida. Vendo essa cena do assalto eu tive a ideia de criar os Rejeitados e, posteriormente, o QG e os personagens que rodeiam Keren-Hapuque neste núcleo.


5. Meu maior incentivador foi meu avô, David Falcão

Meu avô faleceu em 2011 e infelizmente minha obra não estava nem começada, para falar a verdade. Ele foi meu maior incentivador, pois estudou bastante as profecias bíblicas para o Apocalipse, e Escatologia era sua paixão. Como eu criei um universo num futuro distópico que tem como base essas profecias, conversávamos por horas e horas para tirar dúvidas, fazer perguntas, contar as novidades da história, personagens, etc. Infelizmente ele não pode ver a obra terminada. Mas acredito que esteja num lugar muito melhor agora, vivendo o que ele almejava viver. Ele morreu aos 86 anos de idade, e era o velho mais divertido que conheço!


6. Nome de Keren-Hapuque é baseado no nome da minha irmã mais nova.

Eu estava procurando um nome forte para minha personagem principal, sem saber qual escolher. Mas tinha que ser um nome hebreu, interessante, que tivesse um apelo atemporal. O nome da minha irmã mais nova é Késia, e eu queria colocar este nome. Mas depois pensei melhor, e vi que ela ia ficar "se achando", resolvi mudar. O nome da minha irmã é o nome de uma das três filhas de Jó, na Bíblia. E as filhas de Jó eram conhecidas por sua formosura. Os nomes das demais filhas eram: Jemima e Quérem-Hapuque... Achei o nome da Quérem muito interessante, um nome composto, com sonoridade tanto quando dito só o primeiro nome quando completo. Na verdade, Keren, no livro, diz seu nome composto poucas vezes, com a sonoridade e força total. Daí, veio o nome da minha personagem.


7. Profecias Antigas baseadas em profecias reais

As profecias antigas descritas nos livros foram baseadas em várias profecias reais. A construção das profecias da Irmandade da Luz é feita a partir da construção das profecias da Bíblia, só que vistas por outra ótica. Usando como base os profetas Zacarias, Joel e Daniel, criei algumas profecias que seriam reveladas a Indra, Primeira Sacerdotisa e fundadora da Irmandade da Luz, só que com a ótica de quem espera pelo outro lado. Mas, sem spoilers, afinal!


8. O personagem Josh é o personagem mais novo de toda a história.

Apesar da história ter sido concebida há tantos anos, Joshua Loudmer é um personagem bastante novo. Ele aparece logo no primeiro livro, Guerra Negra, e foi criado há pouco tempo, tendo duas inspirações. A primeira delas foi no sobrenome, Loudmer. É o mesmo sobrenome de um colega de faculdade, Breno Loudmer, também judeu, e que hoje atende pelo nome de Ben Loudmer, é mágico e ator conhecido na cena do Stand Up Comedy.

Ben Loudmer, mágico e ator

Na época, conversava muito com ele via MSN, e em sua maioria, a conversa consistia a respeito de sobrenomes judeus, pois eu já estava pesquisando para escrever Guerra Negra. Acabei optando pelo sobrenome dele mesmo.

Outro personagem que me inspirou a criar Joshua Loudmer, nosso querido Josh, foi o personagem de Sidney Sampaio, o Benjamim, na novela Caras e Bocas. No início de Guerra Negra, Josh exibe o mesmo cabelo que o personagem judeu ortodoxo.

Sidney Sampaio em Caras e Bocas

A aparência de Josh Loudmer é parecida com a do personagem do Sidney, mas ele fisicamente é mais forte, pois é um guerreiro jurado, um guardião da profecia, e tem um papel importante na vida de Keren-Hapuque.


9. A criação de capas foi ideia da própria autora

A arte das capas foi feita pela maravilhosa Aquila Michaelis, mas como eu já tinha feito as capas para usar de modo independente no Clube de Autores e na Amazon, pedi para ela criar dentro dessa mesma ideia. Uma capa simples e forte, era o que eu queria para esta saga, fugindo um pouco do lugar comum das capas com seres fantásticos, céu estrelado, florestas antigas, cidades na noite, enfim. Eu queria um símbolo que perpetrasse toda a saga, e eu pensei no fogo e na fumaça. A ideia é simples. A Guerra devasta tudo, mas o mais devastador é o que está por trás dela, e que virá após ela. Como uma fumaça que indica o fogo em algum lugar, que deixa nebulosas as ideias e que nos confunde. As cores foram escolhidas para cada livro, sendo o vermelho para Guerra Negra, representando um sacrifício divisor de águas nesta história.


10. Algumas obras que inspiraram Guerra Negra:

- Algumas cenas do filme A Origem
- A cena do roubo ao restaurante no filme O Demolidor, com Silvester Stallone e Sandra Bulock.
- O videoclip Hunger da banda Amaranthe (se quiser assistir, clique aqui)
- O CD Archane Dominion da banda Eluveitie (ouça uma música, clique aqui)
- A trilha sonora do filme Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (eu escutava muito essa trilha durante meus períodos escrevendo)
- Vários CDs da banda Nightwish, principalmente Once e Century Child.


E aí? O que acharam das curiosidades da Saga Cidade de Cristal?

2 comentários: